Claro promove acessibilidade em transmissão da Copa do Mundo

A Copa do Mundo no Qatar é a primeira a contar com transmissão de TV acessível a pessoas com deficiência no Brasil. A Claro vai transmitir os jogos do Brasil, a abertura e a final do campeonato com audiodescrição, legenda e libras no canal 533 da Claro tv+ e no SporTV. 

“Como a operadora de telecomunicações oficial na América do Sul da Copa do Mundo FIFA 2022, a Claro entende a importância de um evento dessa magnitude ser experienciado em todos os lugares e por todos os públicos, por isso estamos trazendo pela primeira vez uma transmissão completamente acessível para o acompanhamento dos jogos”, disse Ane Lopes, diretora de Comunicação e Marca da Claro.

Relacionado: Próximo PGMC é oportunidade para revisar a definição de PPP: Claro

Segundo a operadora, a inclusão de pessoas com deficiência é novidade em uma Copa do Mundo. Para acessar o serviço, basta apontar o celular para o QR Code na tela da TV e acessar o link da transmissão acessível pelo BePlay, empresa que oferece a solução de acessibilidade.

Em seu portal, o BePLay explica que o serviço é baseado na troca de informações instantânea. Os conteúdos são enviados em tempo real para o servidor dedicado e de lá compartilham para qualquer aparelho com tela conectado à Internet.

A Claro já ganhou o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações duas vezes, em 2020 e 2022. Ou seja, a acessibilidade não é um tema novo para a operadora. Um exemplo é o atendimento em libras por videochamada para pessoas com deficiência auditiva e, para aqueles que convivem com deficiência visual, existe fatura detalhada em braile.