Claro e Ericsson ativam 5G para Globo transmitir desfile de Carnaval

Leer en español

O desfile de Carnaval do Grupo Especial de São Paulo, que aconteceu neste final de semana, foi transmitido pela Globo utilizando a rede 5G na faixa de 26 GHz. A Claro e a Ericsson ativaram a rede no Sambódromo do Anhembi e possibilitaram a transmissão com alta velocidade e baixíssima latência.

Segundo as empresas, as imagens foram captadas por um cinegrafista com uma Mochilink – uma mochila com módulo 5G –, que utilizou o 5G para transmitir o conteúdo em tempo real e deu maior mobilidade para conduzir as câmeras, já que não tinha cabeamento.

“A Claro inova mais uma vez ao testar a aplicação da rede 5G em um evento tão relevante como é o desfile de Carnaval do Grupo Especial de São Paulo”, disse Paulo César Teixeira, CEO da Claro.

“Com a rede de quinta geração, a Claro quer trazer ainda mais possibilidades e melhorar a experiência para as programadoras, além de aprimorar a forma como o telespectador se relaciona com as transmissões ao vivo. A aplicação da tecnologia é mais um passo da Claro na implantação do 5G no país”.

Leia também: Claro e Band usam 5G standalone para transmitir corrida pela primeira vez no Brasil

O desfile também contou com um espaço exclusivo da Claro no camarote Confraria, onde o público pôde testar o 5G por meio de um roteador especial que estava conectado à rede 5G da Claro.

Em novembro, a operadora desembolsou R$ 105,65 milhões por dois blocos nacionais de 200 MHz na faixa de 26 GHz no leilão do 5G.

Parceria

A iniciativa contou com a colaboração de Ericsson, Casa Systems, Intelbras, Motorola e Qualcomm, que apoiaram com dispositivos, como smartphones e pontos de acesso WiFi. Os aparelhos Motorola Edge foram utilizados como modem para receber e retransmitir o sinal para a Mochilink.

“Estamos muito orgulhosos de poder oferecer, juntamente com a Claro, essa nova experiência 5G aos telespectadores da TV Globo”, afirmou Rodrigo Dienstmann, presidente da Ericsson para o Cone Sul da América Latina. “Seguimos trabalhando fortemente para apoiar nossos clientes – e os clientes e parceiros dos nossos clientes – a avançar nessa jornada de evolução à quinta geração de conectividade móvel que transformará toda a sociedade, com experiências reais”.

Apesar de os desfiles de Carnaval acontecerem tradicionalmente em fevereiro, neste ano a festa foi adiada para abril devido à alta dos casos de Covid-19 no Brasil no começo do ano.