Leer en español –
A América Latina tem tido um baixo nível de produtividade desde a década de 1980, por isso a transformação digital é fundamental para o desenvolvimento produtivo da região , disse Marco Llinás , diretor da Divisão de Desenvolvimento Produtivo e Empresarial da Comissão Económica para a América Latina. CEPAL).
Durante um discurso durante o evento Chile Digital , Llinás apelou para “aumentar o volume do uso de tecnologias digitais do ponto de vista social e económico”. É necessária uma utilização mais produtiva das tecnologias digitais por parte dos empresários.
O especialista da CEPAL disse que os países latino-americanos devem escalar os seus esforços e políticas de desenvolvimento produtivo, para os quais a transformação digital deve ser promovida a nível nacional e territorial.
Isto requer maiores níveis de conectividade significativa , o que inclui infraestruturas, conectividade, dispositivos tecnológicos e competências digitais.
Leia também: “Ex-Subtel” explicam liderança do Chile na transformação digital da Latam
Devemos também reduzir a exclusão digital e facilitar a implantação de redes de próxima geração (5G, centros de dados, supercomputadores e nuvem) para uma conectividade significativa.
Informou que a cesta básica digital na América Latina continua elevada para a renda dos quintis mais baixos da população da região.
Para Llinás, é necessário colmatar as lacunas na adoção de tecnologia em dispositivos produtivos e que as PME adotem tecnologias maduras como a Internet.
Recomendou também a incorporação de outros atores no ecossistema e a concentração dos esforços de transformação digital nas prioridades produtivas dos países.
Da mesma forma, sugeriu o fortalecimento do setor de Tecnologia da Informação e do ecossistema de empreendedorismo digital , com apoio a startups tecnológicas e PMEs.