Banco Central pretende lançar o real digital em 2024

Leer en español

O Banco Central (BC) do Brasil pretende lançar a versão digital do real no segundo semestre de 2024. Segundo Fabio Araujo, economista do BC, a ideia é começar os pilotos no próximo ano para ter condições de lançar a moeda digital na segunda metade de 2024.

Inicialmente, a intenção era começar os pilotos no final deste ano, mas a greve dos funcionários do BC acabou atrasando o cronograma da CBDC (Central Bank Digital Currency, na sigla em inglês), contou Araujo durante o evento virtual da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta segunda-feira, 30.

A proposta para o real digital é que ele seja mais uma ferramenta de convergência para o sistema financeiro nativo da Internet, junto com o Pix – plataforma de pagamentos instantâneo brasileiro – e com o Open Banking, que está sendo implementado.

“O Pix abre as portas para a entrada no sistema, dá a primeira camada da inclusão financeira”, explicou o economista. Já o Open Banking deverá trazer um ecossistema de negócios digitais que precise de tecnologia mais eficiente, e a “CBDC é uma ferramenta para ampliar a eficiência digital desses novos negócios e garantir que os incumbentes possam participar e incorporar essas novas tecnologias”.

No ano passado, o BC lançou as diretrizes do real digital. Em um primeiro momento, a moeda deverá ser utilizada no varejo e em operações online.