O ministro das Comunicações, Fábio Faria, está em Barcelona, na Espanha, para participar do MWC – Mobile World Congress. Nesta terça-feira, 29, ele discursou no painel “Inovação e Investimento 5G”, em que falou sobre o leilão do 5G no Brasil e a importância das telecomunicações para recuperar a economia global após a pandemia de Covid-19.
“O mundo precisa se recuperar da pandemia e a melhor forma de nos reerguermos está nas telecomunicações”, afirmou o ministro em seu discurso.
Faria comentou que este será o maior leilão de radiofrequências já feito no Brasil e que 95% do valor será convertido em investimentos. Segundo apuração do portal Teletime, ele também anunciou que a licitação será realizada em agosto.
O ministro mencionou que as aplicações da quinta geração da rede móvel ajudarão a aumentar a produtividade nos setores que o Brasil já tem participação significativa, como minério de ferro, soja, proteína animal, café, máquinas e aeronaves. “Projetamos que o PIB (Produto Interno Bruto) rural poderá crescer cerca de 20% anualmente com uma conectividade mais ampla”, disse.
Faria ainda defendeu a importância da rede para acabar com o deserto digital no Brasil, que atinge cerca de 40 milhões de pessoas. O edital do 5G prevê investimentos para conectar estradas federais e instalar fibra óptica na Amazônia, por exemplo.
Além disso, a expectativa do governo é que a adoção do 5G aumente o número de dispositivos móveis relacionados à Internet das coisas de 30 milhões para 100 milhões em 2023, o que indica uma maior automação de atividades.
Encontro com autoridade
No mesmo dia, Faria se reuniu com o ministro das Comunicações da Finlândia, Timo Harakka. “Tratamos sobre rede segura e educação. Com o 5G, vamos conectar todas as escolas do país”, escreveu em uma publicação no Twitter.
Além de ser país sede da Nokia, a Finlândia é referência em relação à conectividade no ensino. Um estudo da Economist Intelligence Unit revelou que o Produto Interno Bruto do Brasil cresceria 3,8% até 2025 se o nível de conexão nas escolas brasileiras fosse igual ao da Finlândia.
Visita à sede da TIM
O MWC acaba nesta quinta-feira, 1º, mas a viagem continua em Roma, na Itália, onde o ministro e Leonardo Euler de Morais, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, visitarão a sede da TIM para “tratativas de 5G”.