miércoles, marzo 29, 2023
HomeDPL NEWS“A melhor forma de nos recuperarmos da pandemia está nas telecomunicações”, diz...

“A melhor forma de nos recuperarmos da pandemia está nas telecomunicações”, diz Fábio Faria

Em um painel do Mobile World Congress, o ministro das Comunicações deu detalhes sobre o leilão do 5G e alertou sobre a importância do investimento em telecomunicações.

Leer en español

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, está em Barcelona, na Espanha, para participar do MWC – Mobile World Congress. Nesta terça-feira, 29, ele discursou no painel “Inovação e Investimento 5G”, em que falou sobre o leilão do 5G no Brasil e a importância das telecomunicações para recuperar a economia global após a pandemia de Covid-19.

“O mundo precisa se recuperar da pandemia e a melhor forma de nos reerguermos está nas telecomunicações”, afirmou o ministro em seu discurso.

Faria comentou que este será o maior leilão de radiofrequências já feito no Brasil e que 95% do valor será convertido em investimentos. Segundo apuração do portal Teletime, ele também anunciou que a licitação será realizada em agosto.

O ministro mencionou que as aplicações da quinta geração da rede móvel ajudarão a aumentar a produtividade nos setores que o Brasil já tem participação significativa, como minério de ferro, soja, proteína animal, café, máquinas e aeronaves. “Projetamos que o PIB (Produto Interno Bruto) rural poderá crescer cerca de 20% anualmente com uma conectividade mais ampla”, disse.

Faria ainda defendeu a importância da rede para acabar com o deserto digital no Brasil, que atinge cerca de 40 milhões de pessoas. O edital do 5G prevê investimentos para conectar estradas federais e instalar fibra óptica na Amazônia, por exemplo.

Além disso, a expectativa do governo é que a adoção do 5G aumente o número de dispositivos móveis relacionados à Internet das coisas de 30 milhões para 100 milhões em 2023, o que indica uma maior automação de atividades.

Encontro com autoridade

No mesmo dia, Faria se reuniu com o ministro das Comunicações da Finlândia, Timo Harakka. “Tratamos sobre rede segura e educação. Com o 5G, vamos conectar todas as escolas do país”, escreveu em uma publicação no Twitter.

Além de ser país sede da Nokia, a Finlândia é referência em relação à conectividade no ensino. Um estudo da Economist Intelligence Unit revelou que o Produto Interno Bruto do Brasil cresceria 3,8% até 2025 se o nível de conexão nas escolas brasileiras fosse igual ao da Finlândia.

Visita à sede da TIM

O MWC acaba nesta quinta-feira, 1º, mas a viagem continua em Roma, na Itália, onde o ministro e Leonardo Euler de Morais, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, visitarão a sede da TIM para “tratativas de 5G”.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Escreve sobre regulação e mercado de telecomunicações, regulação tecnológica, direitos digitais e políticas públicas com ênfase no Brasil. É formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP).

LEER DESPUÉS