Abinee se une ao Movimento Antene-se

O Movimento Antene-se anunciou que a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) integra o grupo a partir de janeiro. A entidade tem associadas como Huawei, Intelbras e Motorola, e defende que a modernização de lei de antenas municipais é um passo essencial para a implementação do 5G no Brasil.

“A Abinee é uma entidade de muita importância para a industrialização brasileira e tem ações significativas em defesa do aumento da cobertura e da inclusão digital, pois congrega as empresas vitais da indústria de telecomunicações, do ecossistema de tecnologia da informação e da comunicação”, afirma Luciano Stutz, porta-voz do Movimento Antene-se e presidente da Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações).

O presidente da Abinee, Humberto Barbato, comentou que a associação já vinha se manifestando junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aos Ministérios e a outros órgãos de governo sobre a necessidade de regulamentar as leis de antenas.

“Em suas manifestações, a Abinee sempre ressaltou a importância de eliminar as barreiras referentes à instalação da infraestrutura de telecomunicações, ao destacar a dificuldade na obtenção de licenças municipais para a instalação de torres e sítios de antenas de telecomunicações como forma de garantir e expandir a conectividade digital”, disse Barbato.

Ele acrescentou que esse é um passo fundamental para a implementação do 5G e para a transformação digital.

Leia também: Essas são as Cidades Amigas do 5G no Brasil

Cidades com leis de antenas atualizadas

O Antene-se também comemora a marca de 271 municípios com leis de antenas modernizadas. Apesar de ser um número pequeno – representa 4,8% do total –, essas cidades correspondem a 36% da população total do país.

O Movimento coloca atenção sobre as normas municipais antigas que atrapalham a instalação de novas infraestruturas de suporte para telecomunicações, prejudicando a abrangência das tecnologias móveis. O grupo defende a atualização das legislações para que fiquem de acordo com a Lei de Antenas federal e com o Projeto de Lei padrão elaborado pela Anatel.

Desde seu lançamento, o Antene-se já entrou em contato com mais de 500 municípios e fez uma parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) para dar apoio às cidades que querem atualizar a legislação.

A meta do Movimento para 2023 é seguir ampliando a lista de municípios com leis atualizadas e dar apoio às cidades para garantir a efetividade das normas, para que elas se traduzam no aumento da conectividade.