Doreen Bogdan-Martin será a Secretária-Geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT) pelos próximos quatro anos, depois de ter sido eleita esta manhã na Conferência de Plenipotenciários (PP-22), que começou segunda-feira, 26. Com 139 votos a favor, ela se tornou a primeira mulher da história a ocupar esse cargo.
Bogdan-Martin substituirá Houlin Zhao, que esteve à frente da organização por oito anos. A estadunidense enfrentou o russo Rashid Ismailov, ex-vice-ministro do Ministério das Telecomunicações e Comunicações Massivas da Rússia, que obteve 25 votos.
Relacionado: Segurança cibernética deve ser prioridade da UIT, defende Anatel
“Tenho muita vontade de trabalhar juntos e colaborar ainda mais de perto em todos os setores e fronteiras para construir um mundo mais equitativo, onde a conectividade universal e significativa esteja ao alcance de todos”, disse a nova secretária-Geral.
“Finalmente quebramos 157 anos de teto de vidro. E espero que este resultado inspire mulheres e meninas ao redor do mundo a sonhar grande e tornar esses sonhos realidade,” publicou em sua conta do Twitter.
Doreen Bogdan-Martin tem quase três décadas de experiência na ITU e também foi a primeira mulher a liderar um dos três principais escritórios da agência: o Bureau de Desenvolvimento de Telecomunicações da ITU.
Em sua carta de candidatura, a especialista detalhou os três pilares de sua gestão:
- aspirar ao máximo para alcançar uma conectividade digital universal que seja segura e inclusiva;
- colaborar efetivamente para maior impacto e maior sustentabilidade;
- se destacar como entidade sendo exemplo de integridade e responsabilidade.
Além disso, seu maior desafio é “fornecer conectividade universal apoiada por redes resilientes e seguras para os 3,7 bilhões de pessoas que continuam desconectadas”.