O Ministério da Educação (MEC) assinou um acordo com a Huawei para o fornecimento de ferramentas gratuitas de apoio pedagógico. Com isso, a empresa passa a ser parceira da plataforma MECPlace, que tem o objetivo de reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos.
A Huawei vai disponibilizar as soluções ICT Academy e Story Sign na plataforma MECPlace para que as instituições de ensino possam se associar. A ICT Academy é um programa global de oferta de cursos, voltados para professores, alunos e técnicos administrativos das instituições parceiras.
O Story Sign é uma plataforma que usa Inteligência Artificial e realidade aumentada para ajudar crianças com deficiência auditiva e surdas a aprenderem a ler. A ferramenta é um aplicativo gratuito que traduz textos de livros selecionados para libras. A Huawei também vai doar 10 mil exemplares de um livro físico para as instituições de ensino.
O acordo de cooperação tem a vigência de 36 meses, podendo ser prorrogado por até cinco anos.
Relacionado: 5G | Gape mapeia escolas que deverão ser conectadas
MECPlace
O MECPlace é uma ferramenta que busca incorporar soluções que envolvam tecnologia da informação para apoiar as redes educacionais, sejam federal, estadual, municipal ou distrital.
Segundo o MEC, a plataforma aproxima as soluções do mercado privado da rede educacional, experimenta iniciativas que possam acelerar o processo de inclusão digital nas escolas e instituições e equaliza o acesso aos serviços digitais para a educação.
Outros parceiros do MECPlace são Microsoft Education, Google, Serpro e RNP. O portal do MEC indica que a Adobe e a Oracle são futuros parceiros.
Associado aos programas que levam o acesso à Internet a escolas e estudantes, o programa pode melhorar o aprendizado e a utilização de recursos tecnológicos em sala de aula.