TIM é líder em cobertura móvel no Brasil

A TIM está presente em 5.235 cidades do Brasil, cobrindo 98,5% da população e assumindo a liderança de cobertura móvel, segundo dados de abril de 2022 da consultoria Teleco. 

A companhia ressalta que o número chegará a 5.370 após a integração com a Oi. Este dado soma a presença da operadora em 2G, 3G, 4G, LTE Advanced, LTE Advanced Pro e 5G.

A TIM também é líder na cobertura do 4G, atendendo 4.891 cidades, o equivalente a 96,8% da população. A meta da companhia é atingir 100% dos municípios brasileiros com 4G até 2023

“O processo de integração [com a Oi] permite que a TIM reforce seu compromisso de cobertura, pois – além do maior número de cidades e população atendida –, a operadora passa a ser a #1 em torres em diversas regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, informou a empresa, em nota.

Relacionado: TIM: Compra da Oi Móvel gerará benefícios de até R$ 19 bilhões

Os clientes que passarão para a TIM terão conexão em mais de 1.800 cidades onde a Oi não tinha cobertura; outros 264 municípios que só tinham a cobertura da Oi passarão a ser atendidos pela TIM; e mais de 3200 cidades serão impactadas pela melhoria do serviço, já que a TIM ampliou seu espectro e sites com a aquisição de fatia da Oi.

Dados Teleco

O levantamento da Teleco mostra que a Vivo fica em segundo lugar na cobertura móvel do país, cobrindo 5.046 cidades e 97,9% da população, e a Claro ocupa a terceira posição, com 4.613 municípios e 97,2% dos brasileiros.

Considerando apenas o 5G, a Claro é a operadora que possui maior cobertura, atendendo 35 cidades até o momento. A TIM e a Vivo estão empatadas com 8 municípios e, a Algar, cobre 3 municípios.

Atualmente, as operadoras aguardam a liberação da faixa de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ativar o 5G standalone nesta banda. Com a recomendação de aumentar o prazo para atender o compromisso, as capitais brasileiras deverão receber a tecnologia até setembro.