jueves, diciembre 1, 2022
HomeREDES5G5G Truck da Huawei já capacitou profissionais em nove capitais do Brasil

5G Truck da Huawei já capacitou profissionais em nove capitais do Brasil

O caminhão sala de aula demonstra aplicações para a pecuária, indústrias, educação e FWA.

Leer en español

São Paulo, Brasil.- A Huawei e o Senai já passaram por 10 capitais do Brasil ministrando um curso introdutório de 5G e apresentando casos de uso da tecnologia com o 5G Truck, um caminhão sala de aula.

A DPL News visitou a atração no Futurecom 2022, durante a passagem do caminhão por São Paulo. No 5G Truck, os profissionais apresentaram cinco casos de uso da tecnologia 5G, que envolvem aplicações para a pecuária, para outras indústrias, para a educação, além de FWA.

No caso para a pecuária, câmeras com Inteligência Artificial (IA) identificam o pré-cio, o cio e o pós-parto das vacas com o objetivo de aumentar a produção de leite. Os equipamentos são conectados a uma rede 5G para processar as imagens do rebanho. 

O sistema foi pedido para a Huawei por um fazendeiro no estado de Goiás. “Ele tinha um veterinário para identificar quando as vacas estavam no cio para fazer inseminação artificial utilizando um chamado sêmen sexado para nascer mais vacas, mas tinha um acerto de 25 a 48%”, explicou Túlio Freitas, do Senai. O custo por animal é de R$ 180.

O empresário entrou em contato com a Huawei, que desenvolveu um software em parceria com o Instituto Federal de Tocantins, para melhorar a taxa de acerto da inseminação artificial.

Relacionado: Huawei impulsiona formação de talentos TIC no Brasil: Marcelo Motta

A segunda aplicação é voltada para a mineração. Trata-se de um equipamento que avalia a qualidade do ar – se tem gases tóxicos no ambiente –, identifica sons no ambiente – para saber se é uma explosão ou pedras rolando, por exemplo – e verifica por meio de câmera com IA se os funcionários da mineradora estão utilizando equipamentos de proteção individual, entre outros.

Outro caso é voltado para o streaming de vídeo em alta qualidade de uma câmera 360º, que tem o desempenho mais satisfatório no 5G, por demandar quatro vezes mais dados do que uma câmera convencional. 

Também houve uma demonstração de FWA com um CPE da Huawei. Com um chip 5G, é possível ter Internet de qualidade em casa sem fibra óptica. “Isso é importante para lugares onde a fibra não chega ou onde é precária, desde que o 5G chegue a esses lugares”.

A última apresentação foi com um óculos de Realidade Aumentada, que permite simular atividades industriais e na saúde, por exemplo, com finalidade educacional.

Curso

O curso ministrado por instrutores do Senai tem duração de uma hora, contando a parte teórica e a apresentação dos casos de uso. Segundo Samuel Oliveira, o 5G Truck costuma ser solicitado por clientes da Huawei ou o caminhão se direciona a diferentes unidades do Senai pelo Brasil para divulgar o projeto e capacitar os alunos.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS