Os municípios brasileiros estão buscando a transformação digital, com 22% das grandes cidades com estratégia em vigor e 61% com plano em elaboração. As maiores preocupações apontadas são a baixa integração de informações e sistemas e a proteção de dados. Os dados são do Mapa de Governo Digital 2022, apresentado recentemente pelo Ministério da Economia (ME).
O estudo mede o nível de maturidade de transformação digital das maiores cidades do país e foi conduzido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, com o apoio do MacroPlan.
A pesquisa foi realizada entre gestores de 52 cidades de um universo de 155 municípios com populações acima de 200 mil habitantes. Apesar de representar apenas 2,8% das cidades do país, os 155 municípios representam 46,8% da população e produzem 59% do produto interno bruto.
Relacionado: Brasil aposta em GovTechs para melhorar governo digital
Resultados
O Mapa de Governo Digital mostra que os municípios têm melhorado a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC), mas problemas antigos persistem, como a baixa integração de informações e sistemas e a falta de transparência de dados – cerca de 18% dos entrevistados classificou como ruim ou muito ruim.
Outros problemas são o protocolo de proteção de dados e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, apontado por 32% como ruim ou muito ruim, e práticas de gestão de riscos cibernéticos, listado por 30% como ruim ou muito ruim.
A boa notícia é que o estudo indica tendência de institucionalização do esforço de transformação digital – 22% possui um plano ou estratégia e 61% diz que está em elaboração. O financiamento costuma ser com recursos próprios – 77% dos municípios pesquisados dizem não contar com fontes externas para executar seus projetos.
Leia também: Nova carteira de identidade do Brasil tem versão digital e QR Code
As prefeituras se mostram preparadas para as mudanças, pois 67% declarou possuir uma equipe dedicada a promover a agenda da transformação digital em seu município. Outra iniciativa interessante é que 80% dos municípios promovem capacitações recorrentes dos servidores para desenvolver competências digitais.
A pandemia acelerou a digitalização dos serviços ao cidadão e pressionou as prefeituras à integração dos serviços e processos. Os principais motivos que levam os municípios a buscarem a digitalização é ampliar a oferta de serviços digitais aos cidadãos; aumentar a eficiência pública e reduzir gastos; e digitalizar documentos e processos internos da prefeitura.
Desafios
Por fim, o estudo mostrou uma lista de 10 desafios estratégicos a serem superados para habilitar a transformação digital dos municípios:
- Ampliação da digitalização dos serviços públicos.
- Inclusão e alfabetização digital do cidadão.
- Contratação de soluções inovadoras.
- Patrocínio de lideranças, com conscientização dos gestores de alto escalão.
- Segurança de dados.
- Conversão dos sistemas legados.
- Redesenho de processos.
- Fomento às competências digitais.
- Retenção de times TIC.
- Garantia de recursos financeiros para constante atualização e manutenção do processo.