A Vivo anunciou na noite desta segunda-feira, 8, que fez um acordo com a Winity, empresa que venceu o lote de 700 MHz no leilão do 5G no ano passado. Trata-se de um conjunto de contratos de compartilhamento recíproco de infraestrutura.
Segundo o comunicado, a operadora contratou da Winity “o uso de infraestrutura passiva para ampliação da cobertura de serviços de telefonia móvel”, que pode chegar a 3.500 sites até o final de 2030. A Vivo também alugou um bloco de 5 MHz + 5 MHz da faixa de 700 MHz da Winity, que será utilizado em 1.100 municípios por até 20 anos.
Já a Winity assinou um contrato de roaming com a operadora, “que poderá evoluir para a RAN Sharing em função do tráfego cursado”.
A Vivo argumenta que a transação trará benefícios para o setor de telecomunicações brasileiro, devido ao “potencial de viabilização de um modelo inovador de negócios no mercado de atacado, que contribuirá para ampliar a qualidade e acessibilidade do serviço móvel no país”.
A conclusão da operação depende do aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Winity
No leilão do 5G, a Winity levou o bloco de 10 + 10 MHz da faixa de 700 MHz por R$ 1,42 bilhão, com ágio de 805,5%. Como compromisso, a empresa deve levar 4G a estradas federais e localidades.
A Winity está associada ao fundo de investimentos Pátria, que possui aplicações em áreas como logística, energia e data centers no Brasil e em outros países da América Latina. Ao arrematar o lote, a prestadora informou que o plano é atuar no atacado, fornecendo infraestrutura para operadoras de telecomunicações.