jueves, diciembre 1, 2022
HomeTECNOLOGÍAAppsTSE propõe ao Telegram acordo de combate à desinformação

TSE propõe ao Telegram acordo de combate à desinformação

Em encontro virtual, o TSE apresentou suas medidas de combate às notícias falsas e pediu o apoio do Telegram, especialmente neste ano de eleições.

Logo que o Telegram indicou um representante no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entrou em contato para organizar uma reunião. O encontro virtual com Alan Campos Elias Thomaz aconteceu nesta quinta-feira, 24.

Segundo o TSE, foi apresentado seu Programa de Enfrentamento à Desinformação e demonstrado como ocorreria a parceria entre as duas instituições, por exemplo, no combate efetivo a comportamentos inautênticos. 

O Tribunal tem preocupação especial neste ano devido às eleições gerais. Sua atenção está voltada principalmente para combater notícias falsas relacionadas ao sistema eletrônico de votação e a todas as fases do processo eleitoral.

Leia também: Em ano de eleições, redes sociais se unem ao TSE para o combate à desinformação

O TSE também apresentou o Termo de Adesão ao Programa de Enfrentamento à Desinformação, que já foi firmado com outras plataformas digitais, e propôs a assinatura do documento. Inicialmente, o memorando pode ser baseado nas garantias que o Telegram já apresentou no processo com o Supremo Tribunal Federal (STF).

O representante do Telegram informou que levará a proposta aos executivos da plataforma, parabenizou o trabalho do TSE e reforçou o compromisso da empresa no enfrentamento de notícias falsas.

Neste mês, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, chegou a determinar a suspensão do Telegram no Brasil devido ao descumprimento parcial ou total de decisões do Tribunal relacionadas à desinformação. Mas, depois de cumprir as determinações e indicar um representante legal no país, o ministro revogou a suspensão.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS