Serviços de TI no Brasil crescem 17,9% até maio

Leer en español

O volume dos serviços de informação e comunicação cresceu 0,9% em maio deste ano, em comparação com o mês anterior, e já acumula um avanço de 3,4% desde janeiro. O setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) foi um dos principais motores para alavancar o volume total de serviços no mês, junto com transporte rodoviário e de cargas.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira, 12. O setor é composto por serviços TIC, que se subdivide em  telecomunicações e tecnologia da informação (TI), e por serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias.

Relacionado: Claro lidera três de quatro serviços de telecomunicações no Brasil

Setor TIC

As telecomunicações cresceram 0,7% no mês, mas acumulam uma queda de 7,3% desde o começo do ano. Já o setor de TI avançou 2,4% em maio e chegou ao maior patamar da sua série histórica, iniciada em janeiro de 2011. No acumulado desde janeiro, o setor tem um crescimento de 17,9%.

“As empresas desse segmento, como as de desenvolvimento de aplicativos e as ferramentas de busca na internet, permanecem aproveitando as oportunidades de negócio criadas a partir da pandemia, em que serviços como a digitalização, as mídias digitais, as interfaces remotas de comunicação e o armazenamento de dados em nuvem tiveram aumentos expressivos de demanda por parte das empresas”, explica Rodrigo Lobo, gerente da  Pesquisa Mensal de Serviços.

Setor audiovisual, de edição e agência de notícias

Os serviços avançaram 1,5% em maio e acumulam o crescimento de 6,5% desde o começo do ano. Apesar disso, o setor ainda não alcançou o nível pré-pandemia.

Os números indicam que os serviços de informação e comunicação continuam em boa fase. Em 2021, a área foi a que mais cresceu dentre todos os serviços, com um avanço total de 12,3%.