domingo, febrero 5, 2023
HomeDPL NEWSSetor TIC cresce 12,3% no Brasil em 2021

Setor TIC cresce 12,3% no Brasil em 2021

Entre as atividades de serviços, o setor de informação e comunicação teve o melhor desempenho no ano. O PIB brasileiro cresceu 4,6% e alcançou R$ 8,7 trilhões

Leer en español

O setor de informação e comunicação teve um crescimento expressivo no Brasil em 2021, de 12,3%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as todas as atividades de serviços, foi a área que mais cresceu.

“A atividade de informação e comunicação avançou puxada por Internet e desenvolvimento de sistemas. Essa atividade já vinha crescendo antes da pandemia, mas com o isolamento social e todas as mudanças provocadas pela pandemia, esse processo se intensificou, fazendo a atividade crescer ainda mais”, comentou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Na comparação entre dezembro de 2021 e de 2020, os serviços de informação e comunicação foram impulsionados pelo aumento de receita das empresas de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na Internet; desenvolvimento e licenciamento de softwares; outras atividades de telecomunicações; entre outras.

As atividades que mais influenciaram negativamente no mesmo período foram telecomunicações; operadoras de TV por assinatura por satélite; e atividades de vigilância e segurança privada.

O resultado sobre TV por assinatura não surpreendeu, dados os informes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O relatório mais recente da Anatel mostra que o número de acessos caiu 10% em 2021.

PIB brasileiro

O produto interno bruto (PIB) brasileiro cresceu 4,6% no ano passado, totalizando R$ 8,7 trilhões. O resultado foi puxado pelos indicadores de serviços, que evoluiu 4,7%; e da indústria, que cresceu 4,5%. Com isso, o país recuperou as perdas de 2020, quando a economia diminuiu 3,9% devido à pandemia de Covid-19.

A expectativa da indústria brasileira é que o PIB tenha um crescimento baixo em 2022, e só chegue ao nível de dezembro de 2014 em junho de 2023. A boa notícia é que o 5G – que deverá estar ativo em todas as capitais até o final de julho – poderá contribuir para a retomada do crescimento brasileiro, principalmente com o aumento da eficiência e da produtividade da indústria.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, jornalista de temas digitais, de telecomunicações e tecnologia e correspondente da DPL News no Brasil e em português.

LEER DESPUÉS