Senadores aprovam Baigorri como presidente da Anatel

Leer en español

O Senado Federal aprovou na tarde desta quinta-feira, 7, a nomeação de Carlos Baigorri como presidente do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de Artur Coimbra como conselheiro da Agência.

Baigorri, atual conselheiro da Anatel, foi aprovado com 41 votos favoráveis e Coimbra, atual Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, foi confirmado com 39 votos. 

Ambos passaram por uma sabatina na Comissão de Infraestrutura do Senado no começo da semana, onde abordaram os avanços após o leilão do 5G, o programa Wi-Fi Brasil, a disponibilização do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), entre outros programas.

Na ocasião, Baigorri afirmou que o maior desafio à frente da Anatel será atender às expectativas da sociedade pela transformação digital e pela conectividade, sendo que o Brasil tem uma estrutura institucional para conectividade fragmentada em diversos órgãos do Estado.

Os senadores também aprovaram a indicação de Luciano Godoi para o cargo de ouvidor da Agência.

Currículo

Baigorri é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É servidor da Anatel desde 2009, onde já foi superintendente-executivo, de Competição, de Controle de Obrigações e chefe da Assessoria Técnica. Atualmente é conselheiro da Agência.

Coimbra é graduado e mestre em Direito pela UnB, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Já atuou como Especialista em Regulação na Anatel e exerceu a função de assessor na Procuradoria Federal Especializada da Anatel e na Presidência da República. Foi diretor de Banda Larga no Ministério das Comunicações e secretário de Telecomunicações, de 2011 a 2022.

Godoi é mestre em Direito Notarial e Direito Negocial, com foco em direito e internet, e especialista em Direito Registral pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é tabelião titular do 4º Tabelionato de Notas de Londrina.