Um grupo de mais de 110 provedores de serviço de Internet lançou a tá telecom nesta semana, uma MVNO que usa a rede da TIM. A empresa se originou da Iniciativa 5G Brasil, que se organizou para participar do leilão do 5G em conjunto, mas acabaram ficando sem lotes. As informações são do portal Tele.síntese.
A tá telecom inicia suas operações com cobertura nos 67 DDDs (códigos nacionais), em todos os municípios do Brasil, lojas físicas em mais de 1600 cidades e 10 milhões de potenciais clientes que já são atendidos pelas empresas de banda larga fixa – ou seja, a atuação principal é o interior do país, onde os ISPs são mais fortes.
Rudinei Gerhart, CEO da tá telecom, disse que os planos da MVNO foram criados para atender todos os públicos, desde o usuário menos frequente até o mais exigente.
A empresa iniciou um projeto piloto há duas semanas, ativando mais de mil chips. Gerhart explicou que a operação foi construída para incluir todos os provedores regionais interessados.
O projeto é regido por um conselho de proprietários de operadoras regionais de banda larga. Veja a composição:
Alexandre Braga – diretor Financeiro, dono de empresa em Rondônia e Roraima
Cristiano Santana – presidente do Conselho, CEO de empresa em Osasco, em São Paulo
Suelismar Caetano – dono de uma ISP em Palmas, no Tocantins
Raimundo Evangelista – dono de ISP em Teresina, no Piauí
Osmir Petrini – dono de ISP em Passos, em Minas Gerais
Luciano Lima – dono de ISP em Imperatriz, no Maranhão
No ano passado, Gerhart divulgou que a Iniciativa 5G Brasil ia lançar um fundo de investimento, que daria o subsídio necessário para fazer os investimentos do grupo em infraestrutura 5G.