Projeto entra na segunda fase com objetivos específicos para cada país até 2027.
A iniciativa “Escolas Abertas para Todos”, uma parceria entre a Huawei e a Unesco, entra em sua segunda fase, a qual irá implementar e construir escolas inteligentes no Brasil, no Egito e na Tailândia. O projeto espera atingir até a transformação digital da educação de cada um desses países até 2027, considerando suas prioridades específicas.
Nesta fase, o projeto irá implementar modelos de escolas digitais abertas, que combinam tecnologia avançada com práticas educacionais para criar ambientes de aprendizagem flexíveis, resilientes e inclusivos. Esses modelos integrarão a aprendizagem online e offline.
O anúncio ocorreu no Fórum Escolas Abertas para Todos, onde foram discutidos os resultados e aprendizados da Fase I, que foi realizada entre 2020 e 2024 no Egito, Etiópia e Gana.
A Fase I focou em estabelecer a infraestrutura e as necessidades básicas para a educação digital, com destaque para o treinamento de professores e o desenvolvimento de recursos de tecnologia educacional. Agora, a Fase II inclui iniciativas específicas para cada país.
Objetivos regionais
No Brasil, o projeto irá construir cinco escolas inteligentes e dois centros de treinamento digital, além de oferecer cursos online. Também se centrará no avanço da inclusão e da aprendizagem orientada para o verde.
Na Tailândia, o foco será na construção de dez escolas inteligentes e na expansão do uso de salas de aula inteligentes, com treinamento online de TIC para professores. Segundo a Huawei divulgou, as metas estão alinhadas com a Estratégia Nacional 2018-2037 do país.
O Egito, por sua vez, receberá uma ênfase na ampliação do treinamento de professores e na continuidade das iniciativas da Fase I, incluindo um novo centro de ensino à distância.
Os projetos no Brasil e na Tailândia servirão ainda como modelos para suas respectivas regiões, a América Latina e Ásia; enquanto o Egito continuará a desenvolver suas capacidades estabelecidas na Fase I.
A iniciativa é parte do braço Tech4All da Huawei, que busca promover a inclusão digital e fornecer oportunidades de aprendizado ao longo da vida por meio da conectividade.