domingo, enero 29, 2023
HomeBRASILPortugal lança guia ''Rumo ao 5G'' com informações sobre o leilão e...

Portugal lança guia ”Rumo ao 5G” com informações sobre o leilão e a implementação da rede

ANACOM divulgou o documento Rumo ao 5G para informar as autoridades locais, empresas e entidades sobre como a nova tecnologia será implementada no país.

Leer en español

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) de Portugal lançou na última semana o guia digital Rumo ao 5G destinado às autarquias, aos operadores e aos detentores de infraestruturas.

O documento apresenta informações sobre o que é a tecnologia e quais serviços vai possibilitar, o leilão em curso, o quadro legal e as boas práticas necessárias para uma rápida implementação da rede, além da importância do Sistema de Informação de Infraestruturas Aptas (SIIA).

Segundo o guia, os principais objetivos do leilão é promover uma maior concorrência no mercado das comunicações eletrônicas, contribuir para que os usuários tenham o máximo de benefício em termos de escolha, preço e qualidade de serviço, incentivar a utilização efetiva e eficiente do espectro e promover a coesão social e do território.

O documento também comunica que o montante arrecadado com a licitação vai para a criação de medidas que apoiem projetos de “estímulo à transição e inclusão digitais, principalmente na área da educação, da investigação, de produção de conteúdos digitais, da capacitação ou do fomento da literacia digital, bem como da transformação digital das empresas e da Administração Pública.”

Além disso, a seção sobre quadro legal e boas práticas determina que as empresas devem pedir autorização dos municípios para instalar infraestruturas do 5G e que compete às câmaras municipais fiscalizar o cumprimento das normas relativas à instalação de infraestruturas.

Leilão do 5G

Portugal finalizou a primeira etapa do leilão do 5G em janeiro. Esta fase era destinada para novos participantes do mercado e teve ofertas de até 48 milhões de euros.

Já a etapa principal do leilão está em andamento. Em abril, a Anacom decidiu mudar o regulamento para que a licitação não se estenda por mais muito tempo. As alterações incluem o aumento do número de rodadas diárias e maiores aumentos nos valores da oferta.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, jornalista de temas digitais, de telecomunicações e tecnologia e correspondente da DPL News no Brasil e em português.

LEER DESPUÉS