Parceiros da Huawei são responsáveis por quase 100% dos negócios na América Latina

São Paulo, Brasil.- A Huawei está reformulando e investindo em seus programas de parcerias na América Latina. Segundo Ricardo Matsui, VP do departamento de desenvolvimento de parcerias empresariais da América Latina, isso acontece porque as oportunidades na região são “exponenciais” e a Huawei só vai aproveitá-las ao se unir aos parceiros.

“A reestruturação é para suportar o crescimento, vamos continuar com as políticas, vamos trazer mais rentabilidade e de uma forma simples com os parceiros”, afirmou Matsui durante o Huawei Eco-Summit 2023, em São Paulo.

O objetivo é reconhecer os resultados que os parceiros proporcionam para a Huawei: na América Latina, a participação dos parceiros no volume de negócios é de quase 100%. Para efeitos de comparação, no mundo inteiro a participação é de 77%.

Uma das ações da Huawei na região foi o aumento de incentivos em quase 30%, no ano passado, para os parceiros melhorarem a infraestrutura e a entrega para seus clientes. A empresa também investe em workshops e visitas a open labs no México, Brasil e China, por exemplo. “Isso proporciona mais conhecimento de produto e da tecnologia”, disse o executivo.

A Huawei ainda apoia e incentiva a especialização dos parceiros, porque traz “novos recursos, mais negócios e torna o modelo mais eficiente”; além da capacitação para melhorar a parte operacional, a entrega das soluções e a manutenção.

“As oportunidades são gigantescas, a gente tem um greenfield muito grande na nossa frente. A gente continua crescendo, fazendo investimentos e a reestruturação no programa de canais para suportar esse crescimento“, concluiu Matsui.

Compwire

Um desses parceiros é a Compwire, empresa brasileira que apoia a transformação digital de seus clientes, e que passou a representar a Huawei em 2018.

A companhia é um exemplo desse crescimento das oportunidades. No primeiro ano de parceria, a Compwire vendeu dois projetos, informou Marcos Choinski, CEO da empresa. Mas a curva acelerou rapidamente e, no ano seguinte, foram 48 projetos; seguido por 64; 62; 118; e até o momento, já são 156 projetos em 2023.

Outro indicador de crescimento é o tamanho da equipe relacionada à Huawei, que passou de 90 colaboradores em 2018, para 161 neste ano. Choinski afirmou que a Compwire investe em capacitação com o suporte da Huawei.