miércoles, noviembre 30, 2022
HomeDPL NEWSOracle vai oferecer cursos de tecnologia para escolas do Brasil

Oracle vai oferecer cursos de tecnologia para escolas do Brasil

O Ministério da Educação firmou uma parceria com o Oracle Academy, para oferecer a plataforma gratuitamente para escolas e universidades brasileiras.

Leer en español

O Ministério da Educação (MEC) do Brasil assinou uma parceria com o Oracle Academy, um programa global da Oracle que tem o objetivo de impulsionar a educação tecnológica. Segundo a companhia, o acordo permite que o programa esteja disponível principalmente para professores de forma gratuita.

O Oracle Academy oferece aos educadores práticas de tecnologias como JAVA e banco de dados, conteúdos sobre Computação em Nuvem, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, entre outros. A proposta é que, após serem treinados, os professores passem esses conhecimentos aos alunos.

Podem aproveitar a parceria entre o MEC e o Oracle Academy escolas, universidades, institutos federais, faculdades, entre outras instituições públicas e privadas.

A medida é benéfica na medida em que forma mais profissionais habilitados para trabalhar com tecnologia. Dados mais recentes da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologias Digitais) mostram que o Brasil deixa a desejar na formação de profissionais especializados.

Enquanto a indústria brasileira demandará 797 mil profissionais entre 2021 e 2025, o país forma cerca de 53 mil pessoas por ano em cursos com perfil tecnológico, o que se traduzirá, em quatro anos, em um déficit de 530 mil profissionais.

MECPlace

A parceria faz parte do MECPlace, uma ferramenta do Ministério para incorporar soluções de empresas do setor para apoiar as redes educacionais, sejam federais, estaduais, municipais ou distritais. 

O MEC explica que a plataforma aproxima soluções do mercado privado da rede educacional, experimenta iniciativas que possam acelerar o processo de inclusão digital nas instituições e equaliza o acesso aos serviços digitais para a educação.

Outra parceria anunciada recentemente foi com a Huawei, que vai disponibilizar as soluções ICT Academy e Story Sign no MECPlace. O portal MEC indica que Adobe, AWS e IBM Oracle são futuros parceiros.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS