Barcelona. A Huawei considera a possibilidade de fabricar CPEs de FWA 5G no Brasil, caso haja demanda.
Atílio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina e Caribe, falou nesta segunda-feira, 27, que, se em algum momento existir a demanda para isso, a Huawei poderá fabricar os equipamentos em Manaus.
A empresa já fabrica modens ópticos na Zona Franca de Manaus, região com incentivos federais e estaduais para a produção industrial, como no imposto sobre produtos industrializados e o imposto de importação.
Carlos Lauria, diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Huawei, acrescentou que a empresa conversou com o governo federal, desde a equipe de transição, para diminuir impostos e, consequentemente, baratear os CPEs.
Leia também: MWC 2023 | FWA é a solução 5G de maior sucesso para operadoras
“Seria uma medida para universalizar mais a banda larga”, afirmou Lauria. Com o preço mais barato, o FWA fica mais acessível e seria outra forma de levar a conectividade à população, além da fibra óptica.
Além disso, o FWA não exige a mão de obra para fazer a instalação nas casas, diferente da fibra. “Basta um chip 5G no CPE”, completou Rulli.