Motorola Solutions apoia a fiscalização das fronteiras no Paraná

Leer en español

A Motorola Solutions anunciou que vai apoiar o trabalho de fiscalização da fronteira no Paraná, no Sul do Brasil. A Secretaria de Segurança Pública do estado pretende modernizar a comunicação de rádio de 17 mil policiais militares.

“Este grande investimento em tecnologia representa um marco importante do ENAFRON – programa federal para melhorar as comunicações entre nossas fronteiras. Isso ajudará nossos agentes a fornecer proteção aprimorada enquanto atuam nas áreas de fronteira e defendem a segurança da comunidade onde for mais necessário”, diz Wagner Mesquita, Secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná.

O sistema é baseado na tecnologia de rádio APCO P25 e levará aos policiais conectividade contínua, confiável e segura, segundo a Motorola Solutions. A implementação cobrirá uma área de 2,5 mil km² na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai.

O rádio P25 tem tela sensível ao toque com interface de usuário projetada para a área de segurança pública, o que permite que o rádio possa ser usado na chuva ou com luvas, além de fornecer fácil acesso aos controles de rádio. A tecnologia também foi implementada no estado do Pará.

A empresa ainda disponibilizará a solução LTE LXN 6000, que permitirá a utilização de drones de vigilância no futuro para proteger fronteiras remotas.

A Motorola Solutions informa que este projeto prepara o Paraná para outros recursos que farão parte do sistema no futuro, incluindo a implementação de soluções fixas, móveis e corporais de segurança por vídeo, que aumentam a transparência, segurança e proteção aos policiais e à população.

Em junho, a Motorola Solutions apresentou novas soluções voltadas para a segurança pública: o Critical Connect, um serviço de comunicação baseado em nuvem; o MXM7000, um hub de comunicação veicular de missão crítica; e o MXP7000, uma versão portátil do MXM700.