O ministro das Comunicações, Fábio Faria, estará em missão pela Europa na próxima semana (27 de junho a 2 de julho) para participar do MWC – Mobile World Congress, em Barcelona, e debater “tratativas de 5G”, na Itália.
Em uma publicação no Twitter nesta terça-feira, 22, Faria postou a foto de um encontro com o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, e comunicou a viagem, na qual ele visitará a sede da TIM em Roma, na Itália.
Antes de conhecer a instalação da operadora, ele participará do painel “5G Inovação e investimento” no MWC, no dia 29. A mesa explorará o poder das relações entre as indústrias e discutirá as ferramentas que os formuladores de políticas estão usando para atrair investimentos, avançar a economia digital e aumentar o envolvimento digital em toda a sociedade.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, acompanhará o ministro para participar do evento em Barcelona, realizar reuniões bilaterais com reguladores estrangeiros na cidade e realizar visita técnica à sede da TIM.
Segundo apurou o portal Tele.síntese, também farão parte da viagem o secretário interino de Telecomunicações, Artur Coimbra, a chefe de gabinete, Maria Antonichelli, além do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que esteve na recente missão aos Estados Unidos, e os deputados Hugo Motta (REP-PB), Marcos Pereira (REP-SP), Silvio Costa Filho (REP-SP) e Eduardo da Fonte (PP-PE).
Nenhum dos parlamentares faz parte do grupo de trabalho sobre 5G na Câmara.
Esta é a terceira viagem do ano para debater assuntos relacionados ao 5G. Em fevereiro, uma comitiva liderada pelo ministério visitou países da Europa e da Ásia para conhecer os fornecedores de equipamentos para a quinta geração da rede móvel.
E, no começo do mês, Faria chefiou uma missão aos Estados Unidos, onde conheceu redes privativas e conversou com potenciais investidores. “Tenho certeza de que tanto o Tribunal de Contas da União (TCU), como o Senado e vários Ministérios aqui representados, saíram daqui com novas perspectivas sobre as possibilidades para implementar [o 5G] no Brasil”, disse o ministro ao final da passagem pelo país.
O edital para a realização do leilão 5G foi aprovado pela Anatel em fevereiro e, desde então, está em análise pelo TCU. A expectativa é que a licitação aconteça ainda neste ano.