O Ministério das Comunicações (MCom) inaugurou um novo projeto nesta semana para ativar o sinal da TV digital no Nordeste. Trata-se do Digitaliza na Estrada, uma ação itinerante que vai finalizar a instalação de antenas nos municípios que aderiram ao Digitaliza Brasil.
Saindo da cidade de Barcelona, no Rio Grande do Norte, a van passará por Baía Formosa, Santo Antônio e Bento Fernandes, no mesmo estado. Serão percorridos 7 mil km até o início de abril em seis estados da região: Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão e Alagoas.
O programa vai inaugurar as estações de sinal digital e fazer os devidos ajustes nas cidades que aderiram ao Digitaliza Brasil e que já possuem a antena instalada.
Durante o lançamento do projeto, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, ressaltou que o conteúdo oferecido à população também será melhorado. “A programação, muitas vezes, era a que passava em São Paulo e no Rio de Janeiro – programação do Sudeste. Agora não: a programação é local e digitalizada. E isso será não só no Rio Grande do Norte, mas em 1.638 cidades em todo o Brasil.”
Digitaliza Brasil
O programa foi lançado no ano passado com o objetivo de concluir a digitalização dos sinais de TV analógica, processo que começou em 2014.
Para isso, a pasta instala equipamentos nos municípios que ainda não possuem sinal digital e distribui conversores às famílias integrantes do Cadastro Único, com pelo menos R$ 844 milhões do saldo restante da primeira parte da digitalização dos sinais. No total, 1.638 cidades serão atendidas, beneficiando quase 23 milhões de pessoas.