domingo, noviembre 27, 2022
HomeREDES5GLimpeza do 3,5 GHz por clusters economiza recursos do leilão 5G: Moisés...

Limpeza do 3,5 GHz por clusters economiza recursos do leilão 5G: Moisés Moreira

O conselheiro da Anatel disse que serão economizados pelo menos R$ 30 milhões com comunicação, além da economia com logística e os processos da EAF.

Leer en español

São Paulo, Brasil.- O conselheiro Moisés Moreira, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), defendeu a liberação da faixa de 3,5 GHz para a ativação do 5G por clusters nesta quarta-feira, 19.

Em conversa com jornalistas no Futurecom 2022, o conselheiro explicou que a principal vantagem de fazer a liberação por clusters é a economia gerada no processo

“O recurso aportado na EAF – entidade responsável pela limpeza da faixa de 3,5 GHz – tem destinação pública. Então cabe ao Gaispi cuidar bem dele”, disse o conselheiro, que também é presidente do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz).

Segundo Moreira, serão economizados pelo menos R$ 30 milhões apenas com comunicação. “Quando a EAF vai fazer a migração da banda C para banda Ku, 90 dias antes tem que começar um processo de comunicação na mídia informando que aquele usuário da TV parabólica terá que trocar o equipamento e que os inscritos no CadÚnico terão direito a receber o kit e a instalação gratuitamente”, comentou. Ao reunir um cluster, o processo de comunicação é aproveitado em uma única localidade usando o mesmo veículo.

Outros benefícios são para a logística e os processos da EAF, que precisará apenas de uma equipe fazendo as instalações em uma região, por exemplo.

Na semana passada, o Gaispi aprovou a limpeza de faixa de 3,5 GHz por clusters em regiões metropolitanas e em agrupamentos de cidades com mais de 500 mil habitantes, marcando o início da segunda fase da implementação do 5G no Brasil.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS