Um estudo realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que os investimentos em digitalização recuaram entre o terceiro e quarto trimestre de 2022.
De acordo com a quarta Sondagem sobre Transformação Digital nas empresas brasileiras, o indicador retraiu 5,5 pontos de outubro a dezembro do ano passado, chegando a 119,9 pontos. A previsão de investimentos para os próximos três meses também passou de 124,8 pontos para 121,1 pontos, uma queda de 3,7 pontos.
A ABDI explica que o Índice de Transformação Digital (ITD) vai de zero a 200, sendo que 100 é considerado neutro, valores inferiores a 100 significam desaceleração e valores acima indicam aceleração. Ou seja, a aplicação ainda está avançando, mas com menor intensidade.
Todos os setores diminuíram os investimentos em digitalização. No comércio, a queda foi de 11,4 pontos, chegando a 116,8. Em serviços a retração foi de 1,6 ponto, ficando em 123,4 pontos; em construção a diminuição foi menor, de 1,1 ponto, chegando a 110 pontos; e na indústria de transformação, houve queda de 7 pontos, para 119,4 pontos.
Leia também: 4 infraestruturas de tecnologia críticas para o Brasil
Apesar disso, apenas 2,2% das empresas diminuíram os gastos em digitalização. A maior parte – 53,3% – afirmou não ter alterado o investimento; 22,1% aumentaram; e 22,4% não realizaram investimentos.
O analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Raphael Ribeiro, explica que as empresas decidiram ter maior cautela na expansão dos seus investimentos em digitalização.
Pequenas empresas
O cenário é o mesmo entre as Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O investimento em digitalização caiu 2,5 pontos, atingindo 114,4 pontos. Foi a única retração no ano de 2022.
Enquanto 45,6% afirmaram não ter alterado os gastos, 34,7% disseram não terem investido e 17% aumentaram os investimentos.
“A proporção de MPEs que não realizaram investimentos em digitalização é bem maior do que no setor empresarial como um todo, o que pode ser reflexo, principalmente, das dificuldades de crédito e planejamento das MPEs”, diz Ribeiro.
Sondagem sobre Transformação Digital
A pesquisa tem o objetivo de monitorar a situação da transformação digital nas organizações do país e as tendências de curto e médio prazos. A ABDI informa que a amostra nos últimos três meses do ano foi de quatro mil empresas e que a coleta se deu por web ou telefone.