A Huawei está selecionando estudantes das universidades parceiras para participar do Seeds for The Future, um programa de intercâmbio intercultural e profissional da empresa. Essa é uma das iniciativas para capacitar mais profissionais no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
O projeto tem como objetivo inspirar jovens do mundo todo a construir um futuro por meio da tecnologia, segundo a Huawei. Serão oito dias de estudos sobre a história e evolução tecnológica da companhia chinesa, treinamentos em 5G, nuvem, computação e Inteligência Artificial, além de palestras sobre ambiente multicultural e modelo de liderança estratégica.
“O Seeds for The Future é uma experiência que traz uma visão mais ampla para quem busca conhecimento na área de tecnologia da informação”, afirma Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei.
Nesta edição, há 80 vagas disponíveis para brasileiros. No total, 4 mil estudantes de 103 países terão a oportunidade de participar do programa entre os dias 22 e 29 de setembro. O projeto será realizado de forma remota, devido à pandemia de Covid-19.
De acordo com o estudo Formação Educacional e Empregabilidade em TIC, de 2019, da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), seria necessário contratar cerca de 70 mil pessoas por ano até 2024 para suprir a demanda do setor no Brasil, de 420 mil profissionais. Mas o país capacita apenas 46 mil pessoas por ano para a área de TI.