A Huawei está conectando comunidades ribeirinhas e cidades ao longo do rio Solimões, no Amazonas. A iniciativa faz parte de uma parceria com o provedor de Internet, Veloso Net, em que as empresas levam 4G e 5G ao longo do curso do rio, que tem uma extensão de 1.700 km.
“Levamos internet de ótima qualidade e a um preço acessível a regiões até pouco tempo isoladas ou com serviços precários”, afirma Júnior Veloso, CEO da Veloso Net. Atualmente, a ação atende sete municípios e, até o final de 2023, a meta é atingir mais 12 cidades e 18 comunidades ribeirinhas.
Jefferson Sena, CIO da Veloso Net, explica que o acordo com a Huawei é fundamental para preencher a lacuna de comunicação da região, que chega a 30% da população.
Além de receber Internet rápida e estável, a vantagem da parceria para a população é a integração de suas comunidades, o desenvolvimento econômico da região e o avanço de serviços públicos e privados.
.
O presidente da Carrier Business da Huawei Brasil, Jeff Jin, afirma que o acordo “permitiu um aumento de cobertura em 50% e de capacidade em 30%, além de otimizar exponencialmente o TCO (custo total da propriedade, na sigla em inglês) de investimento de rede”.
Ele também comentou sobre a intenção da Huawei em continuar suas ações com parceiros para conectar mais lugares.
O presidente da empresa, Ling Hua, reiterou recentemente o objetivo de conectar 120 milhões de pessoas que vivem em regiões remotas em mais de 80 países até 2025. Para a Huawei, o acesso a uma rede estável é um requisito básico na era digital.
Além disso, a empresa vai trabalhar com outros parceiros para que, até 2025, 500 milhões de pessoas possam usar serviços financeiros digitais e 500 mil desfrutem de educação inclusiva.