Huawei e VelosoNET conectam 37 comunidades no Amazonas

São Paulo, Brasil – O lema “glocal” da Huawei, que se traduz em unir as melhores soluções globais com as possibilidades locais, mostra exemplo em sua parceria com a VelosoNET, que atua no mercado desde 2018, concentrando-se nas comunidades onde as grandes operadoras não chegam. 

Com mais de 300 comunidades mapeadas pela Anatel, a empresa já atende 37 delas, promovendo não apenas a conectividade, mas também iniciativas de desenvolvimento local.

A parceria com a Huawei começou em 2021 e culminou na instalação de redes de banda larga em comunidades e cidades localizadas ao longo do rio Solimões, com extensão de 1.700 quilômetros, partindo de Tabatinga, cidade próxima à fronteira com a Colômbia, até Manaus, capital amazonense.

Junior Veloso, CEO da VelosoNET, destaca que seu modelo de negócios é focado em volume e preços acessíveis. A operadora vende SIM card 4G, focado unicamente em dados, sem voz ou SMS, o que possibilita primordialmente que seus clientes utilizem seus próprios dispositivos para obter conectividade.

Relacionado: Huawei quer Brasil como líder de IA na América Latina: Sun Baocheng

“É totalmente possível que nas comunidades os clientes consigam pagar R$10 por semana, 30 reais por mês e ter conectividade um mês todo. Só que para chegar nesse valor, a gente vende só o chip”, explica.

Quanto ao FWA, essa parece ser uma opção ainda distante e o CEO disse que como parte dos projetos de expansão, procura fornecedores que ajudem a manter os custos baixos para “fechar a conta”.

A VelosoNET também está em negociação com a Ligga Telecom e com a Winity, pois ambas têm obrigações de conectividade na região e podem não conseguir cumprir sem a participação local.