O presidente Jair Bolsonaro publicou nova lista tríplice de substitutos para o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta segunda-feira, 31. Com a medida, Wilson Wellisch, superintendente de Fiscalização da Anatel, deve assumir a vaga de presidente interinamente.
O decreto ainda nomeou Nilo Pasquali, superintendente de Planejamento e Regulamentação, como segundo substituto, e André Gustavo Farias Gonçalves, superintendente de Gestão Interna da Informação, como terceiro suplente.
Engenheiro e mestre em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília, Wellisch é servidor de carreira da Anatel desde 2011 e já passou pela Superintendência de Serviços Privado, na Gerência de Controle de Obrigações de Universalização e Ampliação do Acesso, entre outras divisões.
Troca de comando
Com o fim do mandato de Leonardo Euler de Morais, em novembro do ano passado, Raphael Garcia assumiu o posto após convocação do então vice-presidente Emmanoel Campelo. Mas sua nomeação perdeu o efeito com o fim da vigência da lista tríplice que o colocava como primeiro substituto, em 22 de janeiro.
Desde então, sem uma nova lista de suplentes, quem ocupava o posto interinamente é o conselheiro Campelo. Agora, ele deve assinar uma portaria convocando o novo presidente da Anatel.
Essa troca de comando acontece porque Carlos Baigorri, indicado pelo Ministério das Comunicações para assumir a presidência da agência, aguarda a aprovação de sua indicação pelo Senado Federal. A sabatina com Baigorri deve acontecer em fevereiro, após o retorno das atividades parlamentares.