Globo transmite desfile de Carnaval com 5G SA da Claro

O desfile das Escolas de Samba no Carnaval em São Paulo contou com o 5G Standalone na transmissão da Globo. A Claro e a Embratel forneceram a conectividade na faixa de 3,5 GHz, o que deu mais agilidade à emissora.

Segundo a Claro e a Embratel, a tecnologia utilizada foi uma rede 5G priorizada. “Com o tráfego priorizado, é possível garantir que a banda foi utilizada com total eficiência para a transmissão da Globo, sem competir com outros dispositivos que estavam conectados à rede”, informaram as empresas, em nota.

As mochilinks – mochilas adaptadas com dois SIM Cards 5G – tinham um link com o tráfego direcionado por meio do Network Slicing, o que separou o tráfego para as câmeras da Globo. E, por não ter cabeamento, os cinegrafistas tiveram maior mobilidade para conduzir as câmeras.

“A Globo é nossa cliente de longa data e a transmissão do Carnaval por meio do 5G comprova como, juntos, somos ainda mais inovadores”, falou Gustavo Silbert, diretor-executivo da Embratel.

A Claro forneceu o 5G para a Globo na faixa de 26 GHz no Carnaval do ano passado. Na ocasião, a faixa de 3,5 GHz ainda não estava liberada para a ativação da tecnologia.

Relacionado: Claro tem a rede móvel mais rápida do Brasil: Ookla

Além da Globo, o público presente no desfile também tinha o 5G disponível, pois a tecnologia já está ativa na região do Sambódromo do Anhembi.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que a Claro tem 43% do market share 5G no Brasil, com 2,4 milhões de acessos. A quinta geração da rede móvel já representa cerca de 15% do tráfego da operadora nos mercados mais maduros, como a cidade de São Paulo.