São Paulo, Brasil.- A digitalização dos negócios permite o uso mais inteligente de recursos, aumenta a produtividade, traz ganhos econômicos e sociais, pela geração de empregos, por exemplo. Essa é a posição de Hilary Mine, VP de Estratégia Global da Nokia.
A executiva foi destaque em um keynote sobre como a digitalização habilita um mundo mais sustentável nesta quarta-feira, 19, na Futurecom 2022.
Segundo Mine, um estudo global da Nokia Bell Labs indicou que processos de digitalização nas verticais aumentam a segurança e a produtividade em 11 vezes na mineração, nove vezes em logística, seis vezes na agricultura e quatro vezes na manufatura.
Um exemplo disso é a rede privativa da Nokia e da Vivo para a Vale, que permitiu a implantação de equipamentos de perfuração e caminhões autônomos para a mineradora, além de garantir a segurança dos trabalhadores e melhorar a comunicação entre os funcionários.
A Nokia possui outros projetos de mineração pelo mundo, os quais indicam que os caminhões autônomos aumentam a produtividade em 15% e reduzem os custos de combustível e manutenção em 10%.
Mine comentou sobre a associação brasileira ConectarAgro, da qual a Nokia faz parte. Ela disse que a partir da conectividade no campo, foi possível trabalhar com agricultura de precisão, o que gerou uma redução considerável no consumo de água.
Esses são alguns indicadores de que a digitalização deve estar na pauta das empresas e dos países.