domingo, agosto 7, 2022
HomeDPL NEWSBrasil já tem mais de 100 mil acessos 5G DSS

Brasil já tem mais de 100 mil acessos 5G DSS

A Anatel passou a contar os acessos do 5G DSS, mas, até o momento, apenas a TIM apresentou as informações.

Leer en español

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou recentemente dados atualizados sobre os acessos da telefonia e banda larga móvel no Brasil. A novidade é que as informações incluem o 5G DSS, de compartilhamento dinâmico de espectro.

Apesar de a agência aceitar os dados sobre a tecnologia de quinta geração non standalone, apenas a TIM reportou as informações em agosto e setembro de 2021. No primeiro mês foram registrados 90,6 mil acessos e, no mês seguinte, o número foi de 103,9 mil acessos, um crescimento de 14,6%.

A Claro foi a primeira operadora do Brasil a oferecer o serviço aos clientes, seguida pela Vivo. Ambas lançaram uma rede comercial do 5G DSS em julho de 2020. No final daquele ano, foi a vez da TIM inaugurar a tecnologia em três cidades.

Transição da banda larga móvel

Os acessos de telefonia móvel cresceram de 248,3 milhões em agosto para 249,4 milhões em setembro. O mesmo aconteceu com a banda larga móvel: de 221,4 milhões de acessos foi para 222,5 milhões, aumento puxado principalmente pelo 4G.

Além do crescimento do 5G DSS, cujos dados foram reportados apenas pela TIM, os acessos do 4G aumentaram de 191 milhões para 193 milhões. Enquanto o 3G e o 2G mantêm a tendência de estabilidade ou queda.

Com a ativação do 5G standalone no Brasil, a expectativa é que a transição do 4G para a nova rede seja mais rápida do que as anteriores. Segundo Paulo César Teixeira, CEO da Claro, a  alteração será mais veloz porque já existem dispositivos que suportam o 5G no Brasil na faixa dos R$ 2 mil e porque a escassez de chips em escala mundial levou à priorização do 5G, em detrimento do 4G.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS