Brasil IT+ leva empresas brasileiras de software para o MWC 2023

O Brasil IT+, projeto do governo federal, levou 10 empresas brasileiras de software e de soluções de TI para expor suas soluções no Mobile World Congress 2023 (MWC 2023). O objetivo da iniciativa é promover a internacionalização dessas empresas.

Uma das soluções apresentadas é o Smartspace, desenvolvido pela Digivox. A plataforma pretende ajudar os funcionários de uma empresa a equilibrar o trabalho com a vida pessoal.

Segundo Nivaldo Montenegro, CTO da Digivox, a pandemia de Covid-19 prejudicou o relacionamento entre funcionários de uma mesma empresa. “Está todo mundo separado no seu home office. E, quando você começa a montar times, não existe uma conexão porque eles não convivem no dia a dia”, comentou.

O Smartspace proporciona um ambiente para que as pessoas comecem a compartilhar um pouco da sua vida pessoal com os colegas, “da forma mais natural possível”, para que elas criem uma conexão e afinidade, engajando mais o time, explicou Montenegro.

A solução reúne outras soluções da Digivox, como ferramenta para a comunicação interna, e plataformas de uso pessoal, como Spotify e aplicativos que monitoram atividade física. O Smartspace permite fazer a comunicação de todos os funcionários da empresa – videoconferência, por exemplo –, conectar a equipe com clientes – com chatbots e WhatsApp – e integrar a comunicação entre os funcionários fora do trabalho, funcionando como uma rede social.

Brasil IT+

O Brasil IT+ é uma política pública de 18 anos comandada pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) e pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O projeto ajuda na internacionalização de 22 empresas brasileiras de software e serviços de tecnologia da informação (TI), sendo que 10 delas são expositoras no MWC 2023, explicou Jéssica Dias, líder de projetos internacionais da Softex e gerente do Brasil IT+. O orçamento atual é de R$ 20 milhões.