A American Tower aumentou a capacidade da rede neutra de acesso em fibra óptica (FTTH) no Brasil, de acordo com informações do portal Tele.síntese.
A empresa de infraestrutura adotou a tecnologia XGS-PON com equipamentos da fabricante Nokia e, agora, as operadoras poderão oferecer serviços de até 10 Gbps para seus clientes.
Segundo a companhia, a rede neutra da American Tower tem atualmente 500 mil HPs (casas aptas a assinar Internet por fibra) em 26 cidades. A expectativa é que até o final do ano sejam 750 mil HPs e 1 milhão em 2022.
Atualmente, o mercado nacional é dominado pela rede óptica passiva gigabit (GPON, na sigla em inglês). O XGS-PON é uma evolução dessa tecnologia.
Para Abel Camargo, vice-presidente de Fibra e Novos Negócios da American Tower no Brasil, “é muito importante garantir a evolução tecnológica da rede para atender as necessidades não só atuais como futuras das operadoras”.
Além de possibilitar velocidades maiores, o XGS-PON permite oferecer serviços simétricos, em que a velocidade de upload pode ser a mesma que a de download.
Com isso, a tecnologia atende a demanda por maiores velocidades de upload, devido à massificação do home office, jogos online, educação online, telemedicina, Realidade Virtual e outras aplicações.
“Tendências mundiais indicam que a necessidade de redes com essa capacidade irá se intensificar nos próximos dois a três anos e, partindo dessa premissa, estamos preparando a rede para este futuro”, completou Camargo.
A tecnologia foi aplicada em todas as cidades que contam com a operação da rede neutra, sem trocar equipamentos ou novos investimentos em fibra óptica, pois toda a rede foi planejada considerando as evoluções tecnológicas esperadas para as redes PON.
Expansão no Brasil
Recentemente, a American Tower anunciou que já fechou acordos comerciais para ter cinco milhões de conexões em sua rede de Internet das coisas (IoT) no Brasil daqui a cinco anos. A companhia acredita que é possível ultrapassar esse volume graças ao alto potencial de crescimento do mercado local de IoT.
Outro movimento de expansão da empresa foi a compra de torres da Telxius no país. No começo do mês, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou o negócio sem restrições por entender que não há indicativos de concentração suficientes para gerar problemas competitivos.
A American Tower vai pagar 7,7 bilhões de euros pela compra de mais de 33 mil estruturas da Telxius no Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina, Chile e Peru.