Algar Telecom lança solução IoT que monitora gasto de energia

A tecnologia monitora equipamentos de ar condicionado, por exemplo, e disponibiliza os dados em um aplicativo. Este é o primeiro produto da marca com foco em ESG.

152

A Algar Telecom anunciou nesta sexta-feira, 21, uma solução de Internet das Coisas (IoT) voltada para eficiência energética, a Utilities Control. A tecnologia monitora climatização, refrigeração e quadros de energia, além de ter uma calculadora para acompanhar as emissões de CO2. 

A inovação funciona a partir de sensores que captam os dados de consumo em aparelhos de ar-condicionado, freezers e câmaras frias, por exemplo. Essas informações são enviadas para a nuvem e disponibilizadas ao cliente em um painel de gestão (dashboard) e aplicativo. Com isso, é possível monitorar os equipamentos em tempo real e ter uma visão de manutenção preditiva.

A solução é resultado da parceria entre a Brain, braço de inovação da Algar Telecom, e da Hephaenergy, uma startup de produtos inteligentes relacionados à eficiência energética e ao consumo eficiente, como mobiliários solares inteligentes.

A novidade ainda envolve uma colaboração com a Green Domus, empresa especializada em sustentabilidade, que será responsável pela validação da calculadora de CO2.

Este é o primeiro produto da Brain com foco em ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês). “Queremos não apenas auxiliar nossos clientes na gestão mais eficiente dos seus equipamentos e na busca por um consumo mais inteligente, mas também incentivá-los e apoiá-los para que seus negócios também estejam cada vez mais alinhados com a agenda ESG”, afirma a presidente da Brain, Zaima Milazzo.

Ela afirma que a intenção é levar as práticas ESG para a cadeia de relacionamentos da companhia. No ano passado, o vice-presidente da Algar Telecom, Luis Lima, deixou clara a importância da pauta para atrair clientes e investidores. “A sociedade vai excluir quem não estiver nesse caminho”, afirmou durante o Painel Telebrasil.