WRC-23 foi tema de reuniões bilaterais entre países das Américas no MWC

A Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-23) pautou as reuniões bilaterais entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as delegações de outros países, principalmente das Américas, no Mobile World Congress 2023.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, explicou à DPL News que essas reuniões servem para fortalecer a atuação dos países mais próximos ao Brasil em fóruns internacionais, “especialmente a UIT, para a gente ter uma ação orquestrada na Conferência em novembro em Dubai, na WRC”.

A Anatel também discutiu temas em comum com alguns países. A Colômbia, por exemplo, pretende entender melhor o Edital do 5G. “A equipe da Agência Nacional de Espectro e do Ministério vai mandar uma delegação para o Brasil, para a gente apresentar para eles no detalhe, na ponta do lápis, a questão do nosso edital”, disse Baigorri.

Outro tema abordado com a Colômbia foi como melhorar a interferência em zonas de fronteira.

Leia também: Colombia prepara subasta 5G con bandas bajas, medias y altas

Já o Brasil e o Chile debateram a questão do roaming gratuito entre os países, previsto no Acordo de Livre Comércio. O roaming sem cobrança adicional ia entrar em vigor em janeiro deste ano, mas a data limite foi adiada para 25 de julho, a pedido do Chile.