TIM leva conectividade 4G a fazendas do norte do Brasil

Leer en español

A TIM anunciou uma parceria com a Agropalma, produtora de óleo de palma, para conectar fazendas na cidade de Tailândia, no Pará, com 4G. O acordo foi assinado durante a Agrishow 2022, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação.

Segundo as empresas, o projeto vai ativar o 4G nas fazendas da Agropalma e em seis indústrias de extração de óleo de palma e palmiste. No total, serão mais de 120 mil hectares cobertos, impactando 2 mil pessoas, incluindo 202 agricultores familiares e 43 produtores integrados.

O objetivo é usar a conectividade para recursos de Internet das Coisas (IoT), como sensoriamento de plantio orgânico, monitoramento de áreas, rastreamento de caminhões e comunicação entre equipes, informou Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM.

“Acreditamos que a conectividade irá alavancar a expansão dos negócios e também será decisiva para atender a demanda da inclusão digital de colaboradores e produtores locais” comentou Marcos Costa, diretor Financeiro da Agropalma.

Leia também: ConectarAGRO: Como essas empresas conectaram 50 mil fazendas no Brasil

A região norte do país, onde a cidade de Tailândia está localizada, é a área com menor índice de cobertura 4G. Os dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que 76,61% dos moradores desta região possuem cobertura 4G.

Se considerarmos apenas a área rural, a situação é agravada: somente 16,5% dos moradores estão cobertos. Na zona urbana, o índice chega a 98,09%.

Isso significa que, além de levar conectividade às fazendas e novas possibilidades à indústria, o 4G nessas fazendas pode beneficiar a população que vive nesta região.

A TIM é uma das associadas da ConectarAGRO, associação que viabiliza conectividade 4G a fazendas pelo Brasil. No ano passado, o grupo anunciou que já havia conectado 6,1 milhões de hectares, levando acesso à Internet para mais de 600 mil pessoas.