TIM inaugura primeira antena movida a energia eólica

Leer en español

A TIM anunciou nesta semana a primeira antena movida a energia eólica, localizada na praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. Segundo a operadora, o objetivo é ampliar a cobertura 4G no local, localizado a 77 km da capital Natal e movimentado por turistas durante todo o ano.

O biosite é diferente das torres eólicas tradicionais porque as pás são posicionadas na vertical, no topo do poste. A empresa garante que o movimento é mais silencioso, eficiente e causa menor impacto visual. Além disso, a estrutura de Pipa está recebendo grafites do artista local, Rafa Santos.

Para Mario Girasole, vice-presidente de Relações Institucionais e Regulatórias da companhia, a estrutura organizacional da TIM – pautada nos pilares ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês) – estimula a inovação. “O biosite é um desses recursos inovadores, bastante usado, inclusive, por prefeituras em todo o país, que agregam à ampliação da capacidade de rede, soluções como câmeras de segurança e iluminação pública”, afirma.

A solução foi desenvolvida pela operadora no seu Centro de Desenvolvimento, localizado em Guaratiba (RJ).

A empresa investe em estruturas sustentáveis para chegar a áreas remotas e de difícil acesso, como é o caso dos painéis fotovoltaicos. As estruturas funcionam com energia solar e não precisam de rede elétrica para levar cobertura a rodovias e vilarejos. Atualmente, a TIM conta com mais de 1,7 mil biosites ativos.

“Nossa meta é atingir 100% dos municípios brasileiros com o 4G até 2023. No Nordeste, estamos fazendo aportes importantes para antecipar esta meta, alcançando já cinco estados com cobertura 4G em 100% dos municípios”, diz Leonardo Capdeville, CTIO da companhia.

O anúncio mais recente da operadora é que ela pretende cobrir todo o estado da Bahia com 4G até o final deste ano.

Os dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que o 4G da TIM cobre 82,35% dos domicílios brasileiros, superando as outras duas maiores operadoras. A Claro alcança 81,86% dos lares, e a Vivo chega a 82,43% das casas.