TIM inaugura 5G DSS em mais três cidades do Brasil

Leer en español

A TIM ativou o sinal 5G via compartilhamento de espectro (DSS, na sigla em inglês) em três capitais do Nordeste brasileiro: Recife, em Pernambuco, Fortaleza, no Ceará, e Salvador, na Bahia.

Segundo a operadora, os pontos instalados estão em marcos regionais de cada cidade, como ao redor do Parque Dona Lindu, no Recife, nos bairros Aldeota e Meireles, em Fortaleza, e no circuito Barra-Ondina, em Salvador. Os clientes com smartphones compatíveis podem utilizar a rede.

A inauguração do sinal era esperada desde o final do ano passado, quando a TIM anunciou o 5G DSS para 12 municípios. A companhia afirma que, atualmente, há 19 localidades de 15 estados brasileiros com a rede e, até o final de 2021, a operadora pretende ativar em mais cidades, como Belém, Belo Horizonte e Florianópolis.

“Vamos continuar ampliando a cobertura 5G DSS até a chegada do “5G puro”, previsto para chegar no Brasil no segundo semestre deste ano. A TIM está pronta para toda essa revolução e vamos assumir o protagonismo assim como fizemos no 4G”, disse Ageu Guerra, gerente de Operações de Redes da TIM Nordeste.

Em maio, a TIM e a Nokia lançaram um projeto piloto usando 5G standalone (5G SA) voltado para o agronegócio. O objetivo é demonstrar soluções da quinta geração da rede móvel para aumentar a produtividade e a inovação no campo.

No mesmo mês, a empresa também anunciou uma iniciativa de segurança pública, com a Ericsson, utilizando o 5G SA. O projeto está entre os 20 que serão apresentados no país até o final do ano.