TIM ativa primeiras antenas 5G standalone em Curitiba

Leer en español

A TIM ativou as primeiras antenas 5G na cidade paranaense de Curitiba, no sul do Brasil. Segundo a companhia, os equipamentos foram disponibilizados na frequência 2,3 GHz standalone (SA).

O anúncio foi feito em uma reunião com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli. “Buscando a modernidade, o 5G será essencial para novas conquistas e para aproximarmos ainda mais as pessoas. A população paranaense é a grande beneficiada por essa ação em conjunto entre o Governo do Paraná, a Prefeitura de Curitiba e TIM”, disse o governador.

A iniciativa faz parte do Cidade 5G, divulgado em março. O projeto é feito em parceria entre a TIM e a Huawei e tem o objetivo de trabalhar o conceito de cidade inteligente a partir da ampla cobertura do 5G, do monitoramento da rede e do aperfeiçoamento da experiência do usuário.

Relacionado: Huawei e TIM levam 5G e soluções inteligentes para Curitiba

O próximo passo será a evolução da tecnologia, com a disponibilização do 5G SA na faixa de 3,5 GHz. A frequência será disponibilizada a partir de junho para as capitais do Brasil.

O CEO da TIM ressaltou que o 5G vai acelerar o processo de transformação digital nas cidades, estimular a geração de negócios e dar mais oportunidades aos brasileiros.

Grecca, prefeito de Curitiba, lembrou que a capital paranaense também saiu na frente na modernização da Lei das Antenas em 2019,  medida necessária para a boa implementação do 5G. “Agora começaremos a ver os resultados práticos, que abrem um mundo novo de serviços para a população”, afirmou.

Presença no sul

A TIM é um player importante na região sul do país, composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dados de fevereiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que a operadora é líder em acessos de telefonia móvel com 33,3% de market share na região.

Só no Paraná, a TIM é responsável por 51,1% do mercado, com 6,9 milhões de acessos.

Segundo a companhia, seu 4G está presente nas 399 cidades paranaenses e o 4.5G já foi implantado em 235 municípios. ”A ativação dessa rede faz parte da estratégia da TIM – iniciada em 2019 – de proporcionar desde já aos clientes, sem custos adicionais, uma experiência diferenciada de conectividade, que agora deve evoluir com a chegada revolucionária do 5G no país”, diz a empresa em comunicado. O 5G DSS também funciona em Curitiba desde dezembro de 2020.

No leilão do 5G, a TIM levou lotes nacionais na faixa de 3,5 GHz e de 26 GHz e mais três lotes específicos para o sul do país – um de 40 MHz na faixa de 2,3 GHz e outros dois de 200 MHz na de 26 GHz.