A Telespazio Brasil, uma joint venture de Leonardo e Thales, vai construir um gateway satelital para a OneWeb no teleporto de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. A estrutura será uma das mais avançadas da América Latina, segundo a empresa.
O objetivo é que os 648 satélites da OneWeb forneçam Internet de alta velocidade, baixa latência e comunicação de alta segurança para instituições governamentais, de defesa, e para as indústrias de petróleo, aviação e navegação, além de operadoras de telecomunicações que oferecem 3G, 4G e 5G para todo o Brasil.
Atualmente, a empresa possui 428 satélites em órbita e deve concluir o lançamento ainda neste ano.
“Esse novo sucesso na América Latina consolida ainda mais a posição de liderança de Leonardo na indústria espacial em todo o mundo”, comentou Francesco Moliterni, VP de Leonardo para a América Latina. Ele acrescentou que o grupo está reforçando a presença no Brasil, onde atua desde os anos 70 com produção de aviões de combate, helicópteros que operam em diversos setores, radar aviônico, radar naval, radar meteorológico, entre outros produtos.
O cônsul-geral britânico no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, ressaltou que o trabalho da britânica OneWeb “permitirá que todos – da cidade mais remota até a fazenda mais distante – tenham acesso à internet com conectividade equivalente à fibra óptica”. Noorani ainda afirmou que isso incluirá os cidadãos brasileiros, a economia e diferentes níveis de governo na transformação digital que está mudando o mundo.
Leia também: Eutelsat y Telespazio brindarán Internet satelital en la Amazonía peruana
O projeto é resultado de uma parceria entre a Telespazio e a OneWeb, que teve início em 2019, com a construção de um gateway para o sistema de satélites instalado na província de Palermo, na Itália.
Outros investimentos de Leonardo no Brasil
Leonardo e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar criaram recentemente uma joint venture, a Leonardo&Codemar, para desenvolver projetos de segurança e resiliência urbanas, além de novas infraestruturas e serviços baseados em helicópteros que aumentarão a experiência da indústria brasileira.
A cidade vem investindo em infraestrutura com o objetivo de se tornar um novo polo da indústria de petróleo e gás, ajudando na retomada do crescimento da Bacia de Santos, região importante para a produção de petróleo e gás. Para Leonardo, as atividades ampliam sua relevância no país.