Scala inaugura maior data center vertical da América Latina

Leer en español

A Scala Data Centers anunciou o início das operações do SGRUTB04, o maior data center vertical da América Latina. Com capacidade de 18MW, a estrutura fica no Campus Tamboré, complexo da companhia na cidade de Barueri, em São Paulo, e foi planejada para uma operação sustentável.

O novo data center possui 56 metros de altura e possui sete andares, sendo que quatro pavimentos são dedicados aos data halls, que somam mais de 1.500 racks. Segundo a empresa, o empreendimento está dedicado a um cliente hyperscale, com compromisso para ter a capacidade total por mais de uma década.

“O SGRUTB04 é um excelente exemplo da abordagem de construção múltipla da Scala. Com ela, introduzimos o conceito de capacidade construída reservada, trazendo uma capacidade de expansão sem precedentes para o setor latino-americano”, afirma Marcos Peigo, CEO da Scala. “Esta abordagem permite que nossos clientes suportem a dinâmica de crescimento de seus negócios de maneira sustentável e em prazo recorde por décadas”.

Relacionado: Highline e Scala Data Centers recebem aporte milionário do Banco Mundial

SGRUTB04

O espaço foi desenvolvido seguindo os parâmetros da certificação para construções sustentáveis LEED, possui um sistema de refrigeração que otimiza o uso de energia em baixas temperaturas, um sistema de UPS (no-break) e eficiência energética com PUE (indicador que mede a eficiência energética de data centers) de 1,35, “um dos menores índices da região”, diz o comunicado.

A Scala ainda informou que o data center foi desenhado com base na metodologia One Scala Template, desenvolvida pelo Centro de Excelência em Engenharia (CoE) da companhia para atender o mercado hyperscale. 

“Ao verticalizar todas as etapas, reduz-se o tempo de entrega, garantindo padronização que leva ao ganho de escala, além de permitir níveis de customização e dedicação ímpares aos projetos”.

Scala

Com a conclusão deste empreendimento, a Scala passa a ter cinco data centers em operação, sendo três em Barueri, um em São Paulo e outro em Campinas, todos no estado paulista. 

A companhia também possui projetos como o SGRUTB05, de capacidade de 10MW, e o SGRUTB06, com capacidade de 28MW. A previsão é que os data centers comecem a operar no início de 2023 e de 2024, respectivamente. 

No Brasil, ainda há outras construções no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Jundiaí, Campinas e Fortaleza, todos para clientes hyperscale. E, fora do Brasil, a Scala está construindo data centers no Chile, México, Colômbia e Peru.

A companhia foi lançada pela DigitalBridge em 2020 e, no final do ano passado, recebeu um aporte de US$ 75 milhões da IFC (International Finance Corporation), do Banco Mundial, o que ajuda a explicar a rápida expansão. 

O montante é compartilhado com a Highline e a Edge Point, outras empresas do fundo.