A primeira fase do projeto de construção do foguete ML-BR, que irá lançar satélites de baixa órbita (LEO) a partir de sua base no Maranhão, foi apresentada em São José dos Campos, em São Paulo. O projeto é uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Os profissionais responsáveis pelo foguete ML-BR, apresentaram a Revisão de Design Preliminar (do inglês, Preliminary Design Review – PDR) com os detalhes sobre funcionamento elétrico, sistemas de navegação e segurança, trajetória, entre outros desenhos técnicos.
Após esta etapa, serão feitas as adequações necessárias e realizar o detalhamento de cada item para a Critical Design Review (CDR); prevista para junho de 2025.
Como é sabido, os satélites de baixa órbita beneficiam as telecomunicações pela baixa latência, em decorrência da proximidade com a Terra, além de possibilitar a cobertura em áreas remotas, servirem para observação da Terra e monitoramento do meio-ambiente.
Leia também: Anatel estuda o potencial de satélite direct to device em rodovias
Além do aporte estatal, o projeto é liderado pela Cenic, as empresas Concert Space, PlasmaHub, Delsis e ETsys são signatários do edital. Também fazem parte do projeto as empresas Bizu Space, Fibraforte e Almeida, como parceiros estratégicos, e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), que estão contribuindo para o lançamento.
Na ocasião, o diretor da Cenic, Ralph Correa, exprimiu o desejo de esta seja uma semente para outros projetos semelhantes e que o Brasil volte a investir em mais atividades espaciais.
Com informações da Agência Gov.