Nova solução da Huawei para WiFi reduz custo dos ISPs

A Huawei apresentou o Premium Wifi, uma solução voltada para o gerenciamento da rede, no Encontro Nacional Abrint 2023

A proposta, segundo Lucas Mattos, diretor de Vendas da Huawei Brasil, é melhorar a experiência do usuário final, explorar novos negócios para aumentar a receita e reduzir custos operacionais dos provedores de Internet.

A solução faz o gerenciamento da rede do cliente, informando sobre o tipo de uso do usuário, se existe alguma falha na rede, se tem alguma área sem cobertura no local, entre outras informações.

Com isso, o ISP pode oferecer pacotes personalizados para os clientes. Por exemplo, se o provedor notar que o usuário utiliza Cloud Gaming, ele pode oferecer um pacote mais adequado. 

Um exemplo foi o da China Mobile, que melhorou a taxa de sucesso de marketing de 15% para 30% para com Premium WiFi para atualizar o plano de banda larga dos clientes.

O usuário e o provedor também terão acesso a uma plataforma para checar eventuais problemas na rede e fazer pequenos reparos. Assim, o ISP não precisa deslocar uma equipe para manutenção, reduzindo custo de operação.

Mattos citou um caso no Brasil de uma operadora que conseguiu reduzir quase 44% do número de visitas às casas. “As visitas variam muito de custo dependendo do lugar, mas é sempre um custo muito alto para a operadora que afeta o resultado da empresa”, afirmou à DPL News.

Ele também explicou que o Premium WiFi funciona em Nuvem e é baseada em licença e pelo número de série das ONUs (unidade de fibra óptica). “Se o usuário já tem a ONU da Huawei, com a nova licença, ele faz esse acesso em Nuvem e já tem a plataforma pronta. Não tem que adicionar nada na operação”.

O executivo também apresentou o 50G PON no evento, que permite acesso de banda ultralarga.