“No futuro não serviremos seres humanos, mas a inteligência”: Turkcell
Istambul, Turquia.- Durante o Mobile Broadband Forum (MBBF 2024), Ali Taha Koç, CEO da operadora local Turkcell, declarou que em um futuro próximo as operadoras que ofertam serviços móveis, além de trabalhar com pessoas, precisarão a trabalhar mais estreitamente com máquinas inteligentes.
“Estamos presenciando um ponto de virada na história humana. No futuro, as redes servirão principalmente à inteligência artificial, e não aos usuários humanos tradicionais”, destacou. Para Koç, o conceito de IA móvel, amplamente abordado por diversas operadoras durante o evento, representa uma oportunidade de crescimento significativo para o setor.
O executivo reforçou que a combinação de IA e redes móveis permite um nível de eficiência operacional e de experiência de usuário jamais visto, com capacidade de adaptação e otimização automáticas. Entre as inovações que este “movimento” traz, Koç destacou a gestão automatizada da largura de banda.
Leia também: Huawei lança conectividade multidimensional e tudo com IA
Koç ressaltou que este aspecto da largura de banda e capacidade de transferência de dados, continua sendo um dos principais desafios críticos que pode ser solucionado pela inteligência artificial. “Quando detectado um pico de uso, a IA pode ajustar a largura de banda de forma inteligente, garantindo que todos os usuários tenham uma experiência consistente”, disse.
Ele explicou ainda que redes inteligentes podem antecipar e ajustar-se ao comportamento dos usuários, oferecendo uma experiência personalizada e segura, ao mesmo tempo que economiza energia. Koç concluiu exemplificando que, para viabilizar essa transformação, a Turkcell tem investido em inovação e colaboração com parceiros como a Huawei, além de reguladores locais e globais.
*Colaborou Jorge Bravo.