Ministros de Comunicações dos BRICS prometem cooperação em TIC

Leer en español

Os ministros das Comunicações do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – países que compõem o grupo BRICS – se reuniram via conferência online na última sexta-feira, 22, para debater a cooperação na estruturação de uma economia digital inclusiva. 

Fábio Faria, ministro brasileiro, destacou os programas Wi-Fi Brasil e Norte Conectado, para a inclusão digital, e o leilão do 5G, que desencadeará uma “implantação acelerada” de infraestruturas, dado o cronograma e os requisitos de cobertura determinados pela Agência Nacional de Telecomunicações.

“Para dar um salto adiante, devemos continuar a desenvolver tecnologias e expandir a infraestrutura de rede digital, alavancar o valor dos dados em benefício de nossas sociedades e garantir a segurança no ambiente digital”, afirmou Faria.

Devusinh Chauhan, representante da Índia, disse que o governo de seu país está empenhado em reduzir a exclusão digital e ressaltou reformas recentes no setor de telecomunicações, como o incentivo ao compartilhamento de espectro e a mudança nas taxas referentes à receita bruta dos provedores de serviços de telecomunicações.

Na reunião, todos concordaram quanto à necessidade de trabalhar juntos para desenvolver abordagens multifacetadas para tornar os serviços de comunicação e tecnologias digitais mais acessíveis. Eles ainda abordaram os riscos e dilemas éticos relacionados à Inteligência Artificial (IA) e se comprometeram a cooperar mutuamente para lidar com essas dificuldades.

Em 2019, os representantes de Comunicações assinaram uma declaração de intenções para estabelecer parcerias em comunicação, informação e tecnologias digitais, com o objetivo de aumentar a eficiência na administração pública e promover a competitividade e a produtividade no setor privado.

O próximo encontro, em 2022, será realizado na China.