Marcos Pontes deixa MCTI para disputar eleições

O presidente Jair Bolsonaro exonerou o astronauta Marcos Pontes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) na manhã desta quinta-feira, 31. O ex-ministro deverá ser candidato a deputado federal nas eleições de 2022.

O novo ministro do MCTI é Paulo Alvim, que até então era secretário de Empreendedorismo e Inovação. “Nós só vamos transformar esse país se avançarmos de uma forma coesa, integrada e convergente, se avançarmos em educação, ciência e tecnologia. Não existe outro caminho”, disse Alvim durante cerimônia de transmissão de cargo.

O novo ministro ressaltou a aliança com os setores empresarial e acadêmico durante a gestão de Marcos Pontes. “Enfrentamos juntos os problemas e, na hora de fazer acontecer, usamos a competência instalada que temos vinculada ao MCTI”, disse, destacando o EMBRAPII, Finep e CNPq.

“Não tem como sair mais forte do outro lado do túnel se não fizemos a opção por investimento estratégico, que precisa ter foco e compromisso por resultado. Esse é um dos maiores legados dessa gestão: foco, prioridade e compromisso com entrega e resultado”, elogiou Alvim.

A gestão também foi marcada por redução do orçamento. Em abril do ano passado, a pasta sofreu corte de 29% dos recursos em comparação com 2020, que também foi reduzido em relação ao ano anterior. Em outubro, um novo corte de R$ 690 milhões surpreendeu Marcos Pontes.