A Intelbras vai instalar uma rede privativa 5G Standalone na sede da companhia, em Santa Catarina. A previsão é que a rede comece a funcionar no primeiro trimestre deste ano e passe a auxiliar no desenvolvimento de novas soluções.
A implementação da rede 5G será feita em parceria com a Logicalis, Qualcomm, Microsoft, e Telecom Infra Project (TIP), o que reforça a importância da colaboração empresarial no desenvolvimento da tecnologia, defende Amilcar Scheffer, diretor da unidade de redes da Intelbras. Outra característica do projeto é que reúne organizações que buscam impulsionar o Open RAN.
Relacionado: Operadoras defendem diálogo com indústria para criar aplicações 5G
O 5G Standalone vai operar na faixa de 3,7 GHz a 3,8 GHz.
Parceria
A Logicalis será a integradora responsável pelos equipamentos que possibilitarão a rede privativa na Intelbras. “Ao orquestrar toda essa arquitetura, entregamos ao mercado estruturas que unem soluções de última geração e que permitem acelerar as estratégias de digitalização das empresas”, afirma Rodrigo Vieira, diretor da área de Telecomunicações da Logicalis.
A Qualcomm participa da iniciativa com os equipamentos de rádio 5G small cells baseados na plataforma Qualcomm FSM 100 5G RAN para Small Cells.
Já a Microsoft vai fornecer toda a plataforma de core de rede e nuvem pública com o Azure Private Network 5G Core. “Esse é um projeto inovador, não somente na América Latina, mas no mundo. Temos a oportunidade de mostrar a flexibilidade e escalabilidade do Azure Private Network 5G Core da Microsoft com empresas comprometidas com o desenvolvimento do país”, comenta Danni Mnitentag, vice-presidente de Parceiros e Canais da Microsoft Brasil.
O Microsoft Azure é o segundo maior player no mercado de infraestrutura em Nuvem, com 24% de participação
Essa é a primeira iniciativa que reúne parceiros que trabalham para promover o avanço de padrões abertos, segundo Leonardo Stange, que atuou como Líder de Parcerias para o TIP na América Latina.
“Esse é um passo importante e abre espaço para que possamos trabalhar conjuntamente em projetos cada vez mais inovadores, entregando conectividade com a qualidade esperada e atendendo aos requisitos de negócio necessários”, disse.
O TIP é uma comunidade global de organizações voltada para impulsionar soluções de infraestrutura para promover a conectividade global. Uma de suas atividades é o TIP Community Lab, onde são testadas redes abertas e desagregadas com as soluções dos parceiros. No Brasil, existe uma rede Open RAN 4G e outra 5G, promovidas pelo Community Lab, no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).